Oi, vim te dar um TOC…

Na verdade você já tem, mas provavelmente não sabe disso.
Já dizia algum filósofo: Cada doido com a sua mania!

sapinho3-515x190
Eu tenho algumas manias que penso “só podia ser eu com esta mania”, mas cada pessoa que eu converso sobre isso tem uma mania diferente também, e descobri outro dia depois de uma aula de psicologia de uma amiga que essas manias têm nome: TOC, ou transtorno obsessivo-compulsivo,
Quem? Eu? Eu tenho isso? Eu não sei de nada! Prefiro não comentar…

3 Sapinhos

TOC é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade, segundo o site do Dr. Dráuzio Varela, que tb diz que “entende-se por obsessão pensamentos, ideias e imagens que invadem a pessoa insistentemente, sem que ela queira. Como um disco riscado que se põe a repetir sempre o mesmo ponto da gravação, eles ficam patinando dentro da cabeça e o único jeito para livrar-se deles por algum tempo é realizar o ritual próprio da compulsão, seguindo regras e etapas rígidas e pré-estabelecidas, que ajudam a aliviar a ansiedade.”
Ele explica ainda que existem dois tipos de TOC:

a) Transtorno obsessivo-compulsivo subclínico – as obsessões e rituais se repetem com frequência, mas não atrapalham a vida da pessoa;

b) Transtorno obsessivo-compulsivo propriamente dito: as obsessões persistem até o exercício da compulsão que alivia a ansiedade.

Mas se você quando pensa em TOC acha que o leve é algo que parecido com aquela pessoa que tem mania por limpeza e pavor de bactérias, se engana pois diz também um velho ditado “De médico e louco todo mundo tem um pouco”, e como todos nós temos algum TOC, mesmo que em grau bem leve, eu fui analisar os meus. (Pq não? Rs…)
Ok, eu confesso, tenho mais de um!
Quando vou lavar louças por exemplo, eu sigo uma ordem:  lavo primeiro os copos, depois os pratos, talheres, travessas e por último panelas, e nos talheres tb sigo a ordem de lavar primeiro as facas juntas, ai os garfos e depois colheres. E tb coloco todos juntos de cada grupinho no escorredor!
E se eu não fizer assim fico com a impressão que vai ser tudo uma tragédia no escorredor, sensação de que não vão caber as coisas ali ou que vão despencar, não consigo fazer diferente.
Também não consigo usar caneta sem tampa. Não dá, a letra não sai bonita, ela fica leve, fica esquisito, pra recadinhos rápidos tudo bem, mas na escola eu nunca usei caneta sem tampa. Nunca.

Pregadores

Agora meu pior TOC acho que é o dos pregadores. Eu NÃO CONSIGO, simplesmente NÃO CONSIGO pendurar uma peça de roupa pra secar com 2 pregadores de cores diferentes.

É sério! Não consigo, acho feio, me incomoda, procuro na cestinha igual ao que eu já tenho na mão (se for usar 2 numa única peça) e o PIOR, se não tiver mais pregador igual pra usar eu troco o de alguma peça que usou um só pra combinar com aquele que vou usar na próxima roupa!  Rs…
Tá, se precisar eu uso qualquer um, não vou morrer, mas eu nunca faço isso, eu sempre vou atrás de pares de pregadores iguais pra usar, pq fico com impressão de que fiz uma tarefa mal feita, sensação de coisas feitas de “qualquer jeito”, não gosto, me incomoda…

E você, que TOC vc tem? Vem me contar, mas desta vez eu não vou postar no Dicas da Adrica, podem ficar tranquilos…hehe

Dica do Dia: A dica de hoje vem de um site postado pela Nágela Berreth lá de Goiânia, eu achei muito legal quanta coisa dá pra fazer com Pasta de Dente além de limpar os dentes e a prataria, tem dica até na última frase:

http://semprechic.com/limpando-as-unhas-com-pasta-de-dente/

Paz e luz, até a próxima!
:D Adri